OBESIDADE INFANTIL
- Psicóloga Aline AMARAL
- 7 de jan.
- 1 min de leitura
Atenção papais.

Você sabia que a obesidade infantil afeta 41 milhões de crianças menores de 5 anos em todo o mundo? A obesidade infantil aumentou cerca de 5 vezes nos últimos tempos! Número alto, não é?
Só no Brasil, 18,9% das crianças entre 5 e 9 anos são obesas, e 21% entre 10 e 19 anos. Claramente, a obesidade é uma doença multifatorial que pode considerar como um dos fatores a genética da criança. No entanto, percebo muitos pais obesos, com sobrepeso ou histórico familiar lidando com isso como algo sem importância, o que traz prejuízos ao longo da vida, como:
- Educação alimentar de péssima qualidade;
- Problemas de saúde física, como diabetes tipo 2;
- Problemas de saúde mental, devido à baixa autoestima, bullying, entre outras questões que afligem a criança ao longo da vida;
- Riscos futuros, tornando-se um adulto com dificuldade de emagrecer.
A psicoterapia na infância pode ajudar a alterar o comportamento alimentar e trazer, de forma leve, uma consciência alimentar sem foco em dieta e rejeição ao próprio corpo.
Portanto, se você tem filhos obesos, com dificuldade de se alimentar saudavelmente e não sabe bem o que fazer, procure ajuda. Seu filho vai agradecer no futuro!
Responda a enquete. Você tem dificuldade em lidar com a obesidade do seu filho? Comente qual a maior dificuldade?
Comments